PERFIL

Minha foto
Fortaleza, Nordeste, Brazil
Tauaense, cearense, brasileiro, casado, católico, que busca ser um homem melhor a cada dia!

SUA PARTICIPAÇÃO ÉTICA

Agradeço por contribuir para a divulgação da ÉTICA em nosso Brasil. Se cada pessoa agir com etica, em qualquer situação, então teremos um país melhor e mais justo para todos nós. Ser brasileiro é ser ético.

domingo, 29 de julho de 2007

FOME UMA VONTADE POLÍTICA

Fome será resolvida com vontade política e participação popular, diz diretor da FAO

Fortaleza - O diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, afirmou hoje (6) que é preciso vontade política e participação popular para resolver o problema da fome no mundo. “A segurança alimentar é um problema a nível ético, político, econômico e social”.

Segundo ele, apesar das 854 milhões de pessoas que passam fome no mundo, existem recursos humanos, financeiros, naturais e tecnológicos para resolver a questão.

"O problema é da falta de acesso dos pobres aos recursos naturais e do uso das variedades mais produtivas. Ou seja, é um problema de acesso a crédito e a mercado”.

Diouf acrescentou que os países precisam reconhecer suas realidades, desafios e problemas para apresentar soluções. E que garantir o acesso à água é uma das maneiras de resolver o problema da segurança alimentar. "Se não tivermos água, é como construir casas sobre areia”.

Ele participou hoje do último dia da Conferência Nacional de Segurança Alimentar, realizada em Fortaleza (CE) desde o dia 3 de julho.

A conferência é resultado de uma discussão que começou em 2006, com a participação de 70 mil representantes de governo e da sociedade civil em conferências municipais e estaduais sobre segurança alimentar.

Esta terceira edição é organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e conta com a participação de cerca de 2 mil pessoas.

Kelly Oliveira*
Enviada especial
* A repórter viajou a convite do Consea